Apatia condominial
A expressão apatia condominial está relacionada com a falta de vontade de se revoltar ou tomar uma atitude em relação ao alto custo da taxa de condomínio, e a má gestão dos recursos financeiros entre outros temas que afetam a vida condominial, a indiferença, o distanciamento e a falta de vontade são sintomas de que alguma questão no “fluir da vida evolutiva do condominial ” se perdeu.
No entanto, muitas pessoas carregam estes sentimentos consigo, sem intervir, sem se comunicar, vivendo na “bolha do conformismo ”, se acomodando na situação.
A palavra apatia significa falta de sentimentos, de sentido. É como se as pessoas fossem esvaziadas de suas emoções se deixando levar pela desesperança, aceitando qualquer coisa com indiferença.
Quanto maior o estado de apatia social, mais difícil será o movimento para as mudanças e as transformações necessárias na vida condominial. Tomar iniciativa, ter proatividade e criar uma nova realidade coletiva são atitudes que vão ficando cada vez desafiadoras para quem vive sob a apatia.
A falta de inspiração, criatividade e qualidade de presença são causas fundamentais para uma vida apática e automatizada, sob esse sintoma, o condomínio entra no estado de degradação e abando, e os sinais ficam evidentes nos vários anúncios de venda e locação, altas taxas de inadimplência, fachadas com crescente deterioração da estética, onde vemos aparelhos de ar condicionado sem as caixas de proteção, varandas usadas como depósito de móveis e utensílios, cortinas coloridas sem obedecer um padrão, abandono na Jardinagem e nas áreas comuns, lixo espalhados nos acessos e nas vagas, veículos e bicicletas abandonados, situações perceptíveis para quem vem de fora, sem incomodar o coletivo sob o estado de apatia condominial, que vicia a percepção dos moradores sob a influência desse estado de conformismo, provocando a desvalorização do patrimônio, e a degradação gradual do condomínio, atraindo novos moradores, em muitos casos, sem um mínimo de censo coletivo para a vida do condomínio, tornado a situação mais grave e desafiadora para resgatar o condomínio para o fim que foi destinado.
Se você deseja fazer um diagnóstico do seu condomínio, ou me indicar para algum sindico, me chame no privado.
Att. Jonas Alves – Perito imobiliário e Psicanalista
(21)97979-3377
Sócio Gestor da Cédula Imóveis